terça-feira, 23 de junho de 2015

Exposição Orquídeas do Rio de Janeiro: diversidade, documentação e conservação.


Semana passada aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, uma exposição incrível de orquídeas no Arquivo Nacional, localizado na Praça da República no Centro. O tema da exposição foi: “Orquídeas do Rio de janeiro: diversidade, documentação e conservação”. 

Arquivo Nacional

A exposição foi organizada e realizada pela OrquidaRio (para quem não sabe a OrquidaRio é uma associação de preservação das orquídeas), com fotos de Sérgio Araújo, ilustrações botânicas de Dulce Nascimento e plantas vivas cedidas por vários orquidários da região como: Ara Botânica, Florália, Binot e do próprio OrquidaRio.





Além da exposição, nos dias 16 a 18 de junho foram realizadas palestras e oficinas. No primeiro dia, o evento foi comandado por Dulce Nascimento, paisagista graduada pela Escola de Belas Artes – UFRJ e pós-graduada no Jardim Botânico de Londres (que luxo), bolsista da Fundação Botânica Margaret Mee. Dulce é autora do livro Plantas brasileiras, a ilustração botânica de Dulce Nascimento.  E ilustradora botânica com exposições no Brasil e exterior.

Dulce Nascimento - ilustradora botânica


Nos dois últimos dias, foi oferecido uma oficina básica de cultivo, ministrado pelo vice-presidente da OrquidaRio Ricardo de Figueiredo. Ricardo falou um pouco da sua experiência com as orquídeas, revelando os segredos e dando dicas de um cultivo adequado. Confesso que aprendi muito com essa oficina (e descobri que eu estava matando minhas orquídeas afogadas e deixando elas passando fome).

Ricardo de Figueiredo - vice-presidente da OrquidaRio


O evento contou ainda com as palestras: “O estudo das orquídeas na cidade do Rio de Janeiro”, com Delfina de Araújo, e “As orquídeas da cidade do Rio de Janeiro, riscos e conservação”, com Maria do Rosário de Almeida Braga. As palestras mostram fotos de algumas espécies de orquídeas nativas do Rio. Hoje são catalogadas em torno de 200 espécies na cidade do Rio e 600 em todo o estado.

A estrela do Rio Laelia lobata

Esse evento foi de grande importância para mim. Mesmo sendo bióloga e trabalhando a muito tempo com plantas. É sempre bom fazer uma reciclagem com ótimos profissionais. Apesar da internet e dos livros serem ótimos aliados no estudo, é sempre válido o “ao vivo”. Assim nós temos a oportunidade de tirar dúvidas e nos informar como anda a preservação do meio ambiente.

No caso das orquídeas muitas espécies estão ameaçadas de extinção ou estão em condições vulneráveis no meio ambiente e o trabalho desses profissionais da associação vêm contribuindo muito para a preservação dessas belas plantas - as orquídeas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário