segunda-feira, 1 de junho de 2015

Ganhei minha primeira orquídea e agora?????


As orquídeas são as queridinhas da lista de presentes, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Datas especiais. É um presente que não tem erro! Eu particularmente adoraria ganhar uma por mês!

Mas depois que passa a euforia, como cuidar? Aqui vão algumas dicas de como manter a sua orquídea bonita, colorida e com flores por muito tempo!

Primeiro passo: Saber o nome da sua orquídea

Existem mais de 30.000 espécies, cada uma com um cultivo particular, sendo algumas mais exigentes que outras.
A mais comum é a Phalaenopsis (foto abaixo).



Segundo passo: Luminosidade

É necessário que o local escolhido para deixa-la tenha um mínimo de ventilação natural e uma boa luminosidade. Não pode ser um local muito escuro e nem exposta diretamente à luz do sol. A maioria das espécies é cultivada em sombreamento de 50 a 70%, variando conforme a intensidade da insolação do local. Luz difusa é ótimo para proporcionar a fotossíntese.

Se você mora em casa coloque-a debaixo de uma árvore ou na varanda desde que não bata sol diretamente. Já para quem mora em apartamento o local ideal é perto da janela.

Dica: Se as folhas da orquídea apresentarem uma cor verde-garrafa é que ela necessita de mais luz, se as folhas estiverem amareladas é excesso de luz, então troque-as de lugar!

Terceiro passo: Rega

Uma grande dúvida das pessoas é saber a quantidade de água que a orquídea precisa. A rega vai depender muito do clima. Normalmente no verão precisa-se regar de 2 a 3 vezes por semana e no inverno a cada 7 dias.
As regas devem ser feitas preferencialmente no amanhecer ou entardecer, quando os estômatos estão abertos.
É importante não encharcar o vaso, água demais faz com que as raízes fiquem sem oxigênio e as orquídeas acabam morrendo.

Dica:  - Coloque o dedo no substrato para saber se o solo está úmido. Só regue se estiver seco.
- Não molhe apenas a planta, mas também o ambiente. A umidade do ar nunca deve estar abaixo de 30%.
- Não deixe pratinhos embaixo do vaso.

Quarto passo: Adubação

Nada de exagerar na adubação. Na adubação de manutenção e crescimento o adubo químico pode ser reposto a cada 15 dias, além dos micronutrientes já incorporados na fórmula química, os macronutrientes NPK (nitrogênio, fósforo, potássio) na proporção 10-10-10 ou 20-20-20.
Na floração a composição do NPK muda, o ideal é 10-30-20 para a maioria das orquídeas. É importante uma maior quantidade de Fósforo e um pouco mais de Potássio.


Com essas dicas sua orquídea vai florescer uma vez por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário