terça-feira, 30 de junho de 2015

ORQUÍDEAS NÃO SABEM NADAR

Existem muitas dúvidas a respeito da frequência de regas. Mas uma coisa eu te garanto, orquídeas não sabem nadar, por isso nunca devemos encharcá-las. Brincadeiras à parte, muitas pessoas pensam que as orquídeas gostam de muita água. E isso não é verdade, as orquídeas gostam de umidade, que é bem diferente. O excesso de água causa o apodrecimento das raízes e as orquídeas podem acabar morrendo. É mais fácil matar uma orquídea por excesso de água do que por falta d’água.

Não é possível estabelecer uma regra fixa para quantas vezes por semana devemos regá-las. Tudo vai depender da espécie, das condições climáticas, do substrato e do vaso que elas são cultivadas.

Vanda
Espécies cultivadas: Existem orquídeas que gostam de mais água que outras. As Vandas por exemplo precisam umidade e as raízes precisam de bastante água. Já os Cymbidiuns precisam de pouca rega e durante o verão recomenda-se regar com água gelada pois são planta de clima temperado. Os gêneros Oncidiuns e Epidendruns gostam de bastante água, sendo que o substrato precisa ter uma boa aeração. As espécies Phalaenopsis e Cattleyas não se adaptam em ambiente muito úmido nem com excesso de água.



Condições climáticas: No verão, é necessário regar com mais frequência, diminuindo a periodicidade durante o inverno. Ainda é preciso ficar atento à evaporação causada não somente pelo excesso de sol como também pelas correntes de vento.

As orquídeas devem ser regadas no começo da manhã. Em dias frios, elas terão o dia inteiro para secar. No verão além da rega feita pela manhã, borrifar água sobre o ambiente a tarde é importante devido a evaporação.

Cymbidium recomenda-se regar no verão com água gelada.

DICA: Para manter o ambiente úmido e não correr o risco das raízes apodrecerem, coloque bandejas com brita e um pouco de água embaixo dos vasos. Outra dica é jogar água embaixo da bancada que as orquídeas ficam ou borrifar todo o ambiente que elas estão.

Substrato: Existem substratos que retém mais água que outros, por isso a quantidade de rega também varia devido a esse fator.

Não retém umidade: carvão vegetal e casca de peroba.

Retém umidade: casca de pinus, caquinhos de barro, brita, nó-de-pinho, caroço de açaí e coco desfibrado.

Retém muita umidade: chips de coco e esfagno.


DICA: A melhor maneira de saber o momento ideal para regar é colocar o dedo no substrato e afundá-lo. Se o substrato estiver úmido, não é preciso regar, se estiver seco, a rega será bem-vinda. Outra dica é colocar em um vaso o substrato sem a planta assim esse vaso fica como controle, nele você pode tirar todo substrato e ver se está seco ou não.

Eu gosto de misturar os substratos para ter uma aeração ideal. Coloco dois dedos de brita para drenar, depois preencho o vaso com casca de pinus ou chips de coco. Além de homogenizar os meus vasos, colocando os mesmos substratos para todas as orquídeas, para aquela espécie que gosta mais de água eu coloco mais esfagno. Assim rego todas de uma vez só


Vaso: Existem vasos que retém mais água que outros. Abaixo está a ordem do que retém menos para os que retém mais água.

Cachapô de plástico – cachapô de madeira – vaso de barro – vaso de plástico.

O cultivo de qualquer planta tem que ser ideal para você. Se você tem pouco tempo, ou esquece de colocar água, o ideal é utilizar substratos e vasos que retenham mais água. Mas não se esqueça no dia que for regar sua orquídea, regue com vontade, regue bem. Eu rego uma vez por semana colocando-as dentro de um balde de água por 5 minutos, depois deixo escorrer bem a água.

Espero ter ajudo, não deixem de escrever deixando a sua opinião, e se tem dúvidas sobre outro ponto específico relativo ao cultivo das orquídeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário